Primeiros passos após descobrir a gravidez

Resolvi fazer esse post porque me senti totalmente perdida assim que descobri a gravidez. Não sabia o que precisava fazer primeiro, quem procurar. Então aqui vai um mini-guia do que fazer assim que tiver o resultado positivo.

 

Primeiro passo: Procurar um G.O.

Mas calma, o que é um G.O.? G.O. é o seu Ginecologista Obstetra, é quem vai acompanhar a sua gravidez de pertinho desde o inicio e é muito importante que seja alguém da sua confiança. Se a gravidez foi planejada provavelmente você já tem um, mas quem foi pega de surpresa pode ter que encontrar um médico novo. É importante que você faça isso assim que descobrir a gravidez pois dependendo do médico pode ser que você demore um pouco pra conseguir uma vaga pra marcar consulta. Caso não conheça nenhum, peça indicação de amigas ou familiares.

Segundo passo: Tomar ácido fólico

Quem é tentante já toma ácido fólico antes mesmo de engravidar e essa é a situação ideal pois esse ácido é importantíssimo na formação do bebê. Mas caso você não esteja tomando, quanto antes começar, melhor. O ácido fólico é vendido em farmácias sem receita mesmo então pode ir comprar assim que descobrir a gravidez. Eu não sabia disso e só comecei a tomar  uns dias depois, quando passei na primeira consulta com o médico. Como sua primeira consulta pode demorar um pouco é bom que você já saiba disso e já comece a tomar o quanto antes.

Primeira consulta, como é?

A primeira consulta com o médico é bem básica, ele vai fazer algumas perguntas sobre você, sobre sua família (histórico de doenças genéticas por exemplo), sobre seu marido. O médico também vai fazer um exame completo da gestante, medir a pressão, pesar, medir a altura e provavelmente já vai pedir uma bateria de exames. Não se assuste, é normal grávida fazer inúmeros exames durante a gravidez, tudo para evitar problemas com o feto e com a mãe. Você deve aproveitar essa primeira consulta pra já tirar as dúvidas que provavelmente já surgiram na sua cabeça nesses poucos dias de grávida. Sempre pergunte tudo que tiver te incomodando. Dependendo do médico ele pode já pedir um ultrassom pra saber com mais certeza a idade gestacional, quanto mais cedo o primeiro ultrassom mais precisa é essa medida. Alguns médicos já passam  vitaminas para tomar na primeira consulta, outros não. Não estranhe caso o seu médico não passe nenhuma (o meu não passou nada além do ácido fólico no começo, só depois que ele passou um polivitaminico e outras vitaminas para tomar) e caso você tenha dúvidas ou queira tomar as vitaminas desde o inicio, converse com ele sobre isso na consulta.

Desapegar da idéia de que a gravidez dura 9 meses

Essa acho que foi a minha maior surpresa ao descobrir que estava grávida. Os médicos e as gestantes não contam a gravidez em meses e sim, em semanas. Uma gestação dura em média 40 semanas, podendo chegar a 42 semanas. Sim, isso da mais que 9 meses, pois é. No começo pode parecer um pouco estranho mas com o tempo você se acostuma e vai achar estranho pensar em meses. Mas, claro, muita gente vai continuar te perguntando “Com quantos meses você está?” e ai? Eu costumo falar as semanas e em seguida uma quantidade de meses aproximada. A tabela abaixo pode ajudar bastante nisso, eu tenho uma cópia dela no celular e sempre que fico em duvida, dou uma olhada pra saber a equivalência em meses

 

  Meses x Semanas
1 1 a 4
2 5 a 8
3 9 a 12
4 13 a 16
5 17 a 21
6 22 a 26
7 27 a 30
8 31 a 35
9 36 a 40

 

Quando vou saber o sexo do meu bebê?

Para quem não consegue esperar muito existe um exame chamado sexagem fetal, que é realizado a partir da 8 semana e é feito a partir de uma coleta de sangue em laboratório. Geralmente plano de saúde não cobre esse exame. E deve ser feito por uma mulher para não ter risco de contagio e apenas para gestantes que nunca receberam transfusão de sangue de um homem. No exame buscam pelo gameta Y (presente somente nos homens), caso haja na sua corrente sanguínea você está grávida de um menino, caso não haja é uma menina.

Ou se você optar por esperar para ver pela ultra, geralmente a partir de 16 semanas já é possível ver. Me deram uma dica de comer um chocolate 30 minutos antes da ultra para o baby ficar mais agitadinho e conseguir ver. Nas duas gestações eu fiz isso e comigo deu certo, conseguimos ver de primeira!!

 

Bom essas foram as coisas que não sabia logo que descobri a gravidez e que acho que são boas dicas pras novas mamães e futuras mamães.