Exames no Recém-Nascido

 

O bebê mal nasceu e já tem vários exames para fazer. Como a Sofia quando nasceu precisou ficar na UTI ela fez todos na maternidade, mas agora com a chegada do Ben fui pesquisar melhor, já que alguns exames não são feitos no hospital.

E aqui vai minha pesquisa dos exames e para que servem:

 

1- Teste de Apgar- É realizado logo que o bebê nasce, é feito a medição dos reflexos, da frequência cardíaca, da respiração, do tônus muscular e da cor da pele. E a criança recebe uma nota de 0 a 10. Onde 8 a 10 a criança está em ótimo estado de saúde, de 5 a 7 a criança está em estado regular, pode precisar de oxigênio ou ajuda de aparelhos respiratórios, e abaixo de 5 exige auxílio médico especial e é encaminhado na mesma hora para os cuidados.

 

2- Teste do Pézinho- Deve ser feito 48h após o nascimento. É obrigatório fazer somente o básico, mas existem 3 tipos: o básico, o intermediário e o complexo. O básico, identifica hipotireodismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

 

3- Tipagem Sanguínea- É feito para determinar o tipo sanguíneo do bebê. Podendo o sangue ser coletado da placenta ou do próprio bebê.

 

3- Teste da Orelhinha- Avalia se o bebê escuta bem, é um exame indolor.

 

4- Teste do Olhinho- É feito na primeira semana de vida. Diagnostica, aletrações oculares (como por exemplo glaucoma ou catarata).

 

5- Teste do Coraçãozinho- Ele mede quantidade de oxigênio no sangue, diagnostica doenças cardíacas (exemplo: defeitos nas válvulas do coração).

 

6- Teste do Quadril- É um exame para sentir se o fêmur está bem encaixado na bacia, diagnostica problemas bi quadril, osteartrose precoce e encurtamento do membro.

 

Espero que ajude algumas mamães como eu! 

Beijos, Nathália.