Desfralde Noturno

 

Há algum tempo postei aqui sobre a Operação Desfralde (Desfralde Diurno da Sofia).

Agora volto aqui para falar como foi o Desfralde Noturno .

Se o diurno já me apavorava, o noturno me deixava a ponto de arrancar os cabelos ao pensar nele hahahahaha

Passei algumas semanas reparando que a Sofia estava acordando sempre com a fraldinha sequinha, ou no máximo com um xixi na fraldinha. Ainda não estava nos meus planos tirar a fralda, por que EU ainda não me sentia preparada, com medo do que poderia vir pela frente.

Mas com a minha cabeça ótima para lembrar as coisas (ironicamente) no dia da reunião escolar da Sofia sabia que precisaria comprar fralda noturna antes pois já tinha acabado. Porém minha cabeça só ficou voltada para a reunião o dia inteiro, e adivinha? Esqueci a fralda. Só lembrei na hora que fui coloca-lá na cama. Como já tinha sido um dia atípico, a reunião demorado e a Sofia estava indo para a cama tarde a preguiça de ir a farmácia reinou em mim, e foi aí que decidimos (eu e o papai) que essa era a hora de fazer uma experiencia, deixa-lá sem fralda e ver o que ia acontecer.

Como já estava nos planos tirar a fralda da Sofia até antes das férias de julho, quando viajamos compramos o protetor de colchão para não sujar o colchão dela em casos de acidente. E eu super aflita, conversei com a Sofia antes de coloca-lá na cama que ela estava indo dormir sem fralda, que ela já era uma mocinha, e que teria que me chamar caso sentisse vontade de ir ao banheiro a noite.

Eu ansiosa que sou botei um milhão de despertadores para ir ver como ela estava, com medo dela se molhar não acordar e eu não ver e coisas do tipo. Coloquei ela para fazer xixi antes de deitar, as 3h e as 6h da manhã. E ela acordou super bem, não houve acidentes e ela estava super feliz falando que agora era mocinha de verdade. E foi assim durante uma semana, eu estava ficando morta em acordar várias vezes a noite para vê-lá e para coloca-lá para fazer xixi.

Foi então que depois de uma semana adaptei o horário, a Sofia dorme em torno de 20h, coloco ela para fazer xixi essa hora antes de deitar, e por volta das 23h, que é a hora que estou indo dormir, e depois disso só no dia seguinte ela faz quando acorda. E deu super certo, eu não fico mais cansada e temos uma mocinha de verdade totalmente desfraldada em casa.

Foi muito rápido a Sofia estava com 2 anos e 11 meses, tem um pouco mais de 1 mês que ela está dormindo sem fralda e só fez xixi na cama uma única vez, no segundo dia de desfralde. Eu preferi por enquanto deixar o penico no quartinho dela para facilitar a ida dela ao banheiro de noite (já que ela vai igual zumbi) e de manhã que ela vai faz o xixi antes de me acordar. Ela tem acordado sozinha por volta das 23h todos os dias para ir fazer o xixi, mas me chama para acompanha-lá, de manhã ela vai sozinha, só me avisa depois. E achei ótimo, rápido ela adorou e eu também.

Dicas:

  • Antes de iniciar o desfralde verifique que a criança está realmente preparada e se a fraldinha já acorda seca ou a criança acorda quando quer fazer.
  • No começo ponha despertador e leve a criança algumas vezes durante a noite ao banheiro para ela se acostumar e a mamãe começar a adequar os horários que a criança vai ao banheiro.
  • Vá diminuindo as idas ao banheiro de acordo que você perceba que a criança consegue “segurar” confortavelmente.
  • Compre protetor de colchão.
  • Tenha calma e paciência. Lembre-se sempre que cada criança tem seu tempo.
  • Lembre-se de ao acordar de manhã parabenizar a criança por ter conseguido ter feito tudo certo. Ou converse (não é gritar, nem brigar) sobre o acidente.

 

Espero que as dicas ajudem quem estiver passando por esse momento, mais uma etapa. Quem tiver outras dicas experiências que queiram dividir ou alguma dúvida fiquem a vontade para me mandar um e-mail (webmaesblog@gmail.com) ou pode mandar por comentário que eu respondo também.

Beijos, Nathália.