Por que é bom deixar a criança brincando sozinha?

É muito comum, quando as crianças são pequenas os pais e familiares quererem “ajudar” e “ensinar” as crianças a brincarem, mas diferente do que muitos acham isso não é legal. Mas por que?

É importante dar independência aos nossos filhos, afinal de contas depois que eles tiverem mais velhos vamos querer que eles saibam se virar sozinhos nas diversas situações que a vida lhe trará. Mas como dar essa independência a crianças tão pequenas? Aí que entra o tema do post.

São com pequenos gestos que vamos ensinando-lhes a ser independentes. A partir do momento que eles não precisarem dos pais para brincarem eles subiram um degrauzinho para a independência, e assim vai sendo até atingir a idade adulta, um degrau de cada vez.

Quando tentamos “manipular” a brincadeira dos pequenos nós atrapalhamos e inibimos eles a explorarem aquele brinquedo, atrapalhamos o raciocínio lógico que eles tem para desenvolver a brincadeira, a criatividade, e a imaginação, e mais diversas coisas que não imaginávamos que uma crianças usa para inventar uma “simples” brincadeira.

A criança que brinca sozinha se desenvolve melhor, em questão de autonomia, auto conhecimento e auto confiança.

O ideal é estimular as crianças a brincarem sozinhas antes mesmo de aprenderem a engatinhar, e isso não é difícil, todos nascemos sabendo brincar sozinhos, com o tempo que acabam formando um vínculo e querendo ter companhia na hora das brincadeiras, porém se for estimulado desde cedo é super fácil.

Lembrando que tem que sempre respeitar os limites da criança, e estar sempre de olho. Afinal de contas não participar da brincadeira não quer dizer deixar a criança sozinha.

Beijos, Nathália